
Marketing de Conteúdo: Tudo Sobre o Que é, Benefícios e Como Fazer

Isso, meu amigo, é um dos maiores exemplos de marketing de conteúdo de todos os tempos.
Aposto que quando você ouve a expressão “marketing de conteúdo” pensa logo em blogs, Twitter, Facebook e vídeos virais do Youtube, mas isso foi usado muito antes da Internet!
Por quê?
Porque marketing de conteúdo diz respeito a contar histórias – a humanidade tem contado histórias desde que foi capaz de falar.
A nossa atenção se voltará sempre para aqueles que contam ótimas histórias. Essa é a razão pela qual em 2015, blogs como o do Tim Ferriss e filmes como Jurassic World fizeram tanto sucesso – e porque Kevin Spacey é o palestrante principal em uma conferência de marketing.
Em 1982, quando Hasbro e Marvel se uniram para lançar a série em quadrinhos “G.I. Joe – A Real American Hero!”, tudo o que eles queriam era criar o que os personagens de Kenner em Guerra nas Estrelas já tinham – uma rica história de apoio para os seus brinquedos de ação.
Após apenas dois meses do lançamento do primeiro “comic book”, que continha duas pequenas histórias, cerca de 20% dos garotos entre 5 e 12 anos tinham dois ou mais brinquedos G.I. Joe.
Sete anos mais tarde a série era uma das mais fortes da Marvel – 2 entre 3 garotos na mesma faixa etária tinham pelo menos um personagem de ação de G.I. Joe.
Como usar o conteúdo para comercializar o seu produto?
Bem, muita coisa mudou desde aquela época – o que funcionava nos anos 80 não significa que funcionará em 2019.
Então vamos dar uma olhada no que significa marketing de conteúdo em 2019.
O Que é Marketing de Conteúdo
De acordo com o Instituto de Marketing de Conteúdo, a definição de marketing de conteúdo é:
… uma abordagem estratégica de marketing com a intenção de criar e distribuir conteúdo valioso e atrativo que capture e retenha um público-alvo bem definido e, em última instância, dirija as ações desse público para um retorno lucrativo.
Em minha opinião a definição deles é sólida, mas posso também explicá-la da seguinte forma.
Marketing de conteúdo é uma estratégia de longa duração, baseada na construção de um forte relacionamento com os clientes, conseguido através do fornecimento de conteúdo valioso, consistente e altamente relevante para eles.
Eventualmente quando o cliente toma uma decisão de compra, a lealdade dele já está em suas mãos – ele está dando preferência para comprar o seu produto, ao invés das opções dos seus concorrentes.
Em contraste com propaganda one-off, o marketing de conteúdo mostra que você realmente se preocupa com os clientes. Além disso, em um mundo cada vez mais ruidoso, os clientes, certamente, querem se sentir cuidados. Atenção é um dos recursos mais valiosos da atualidade.
Mantenha isso em mente enquanto damos uma olhada nos exemplos de marketing de conteúdo existentes.
Fonte: https://bit.ly/1KcBtw4